quarta-feira, agosto 29, 2012

Seminário CABVIS


DIREITOS DAS VÍTIMAS: UM PASSO EM FRENTE |

LISBOA, 27 E 28 SETEMBRO


Conferência anual | Assembleia Geral 2012 VSE

O Seminário Direitos das Vítimas: um passo em frente terá lugar nos dias 27 e 28 de Setembro, em Lisboa, no Hotel Olissipo Oriente.
Todos os anos, 75 milhões de pessoas são vítimas de crime na União Europeia (UE) e 15% da população Europeia é anualmente vítima directa de criminalidade violenta.
Estes números deveriam por si só colocar as necessidades das vítimas como prioridade das políticas Europeias e de cada um dos Estados Membro. A mais recente legislação Europeia espelha esta perspectiva. Irão os Estados Membro responder em conformidade? Quais os novos desafios que se apresentam às instituições e organizações nacionais? Quais as questões-chave que estão em causa? O que é que as vítimas realmente necessitam?

Estas e muitas mais questões serão abordadas neste Seminário que se irá focar principalmente:
- nos novos desafios para as instituições de justiça criminal e organizações de apoio à vítima;
- na frágil situação das vítimas transnacionais;
- partilha de boas-práticas.

O Seminário Direitos das Vítimas terá lugar em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Setembro, no Hotel Olissipo Oriente.

Este evento é organizado no âmbito do Projecto CABVIS – Capacity Building for EU Crime Victims (2011-2012). Promovido pelo Victim Support Europe, gerido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Criminal – Direcção-Geral da Justiça, em parceria com Victim Support Scotland, Slachtofferhulp Nederland, Weisser Ring Deutschland and Victim Support England & Wales.

Fonte: APAV

Sem comentários: