quinta-feira, setembro 18, 2014

Citius vai ser substituído

O presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça revelou hoje na TSF que, dentro de três anos, um novo sistema informático vai ser lançado na Justiça para substituir o Citius.
Em declarações à TSF, Rui Pereira, que lidera a equipa que faz a gestão da plataforma Citius, admitiu que o governo já sabe que o Citius vai bloquear no prazo máximo de três anos pelo que o colapso agora verificado estava pré anunciado .
O responsável anunciou ainda que as bases para a criação da nova informática para a Justiça estão já a ser lançadas para que dentro de três anos o sistema esteja operacional.
O Citius está sem funcionar há várias semanas o que levou ontem a ministra da Justiça a admitir a existência de «transtornos» pelos quais assumiu a responsabilidade politica.
Paula Teixeira da Cruz pediu desculpa pelos problemas causados, mas negou que os mesmo tenham causado o «caos» nos tribunais.
Sobre a eventualidade de se demitir, a titular da pasta da Justiça disse que «tem sempre o lugar à disposição», mas que, «numa altura de dificuldades», a sua prioridade é «resolver os problemas» da plataforma.
Os problemas na plataforma Citius estiveram hoje em debate no Fórum da TSF. O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais alertou para a possibilidade dos processos começarem a prescrever se o sistema não estiver operacional dentro de uma semana.
Fernando Jorge considerou ainda que, nesta altura, segue-se na Justiça a politica do «desenrascanço» para salvaguardar os direitos fundamentais.
Também o presidente da Associação Sindical de Juízes, Mouraz Lopes, pediu medidas de excepção para evitar que se agravem os problemas causados pelo Citius nomeadamente a aprovação de legislação que suspenda todos os prazos processuais.
Fonte: TSF 

Sem comentários: